Blocos de concreto desabam da parte de baixo da Ponte do Bragueto

 

Brasília, 29 de março - A Câmara Legislativa derrubou nessa terça-feira (28) veto do governador ao Projeto de Lei 271/2015, de iniciativa do deputado Cristiano Araújo (PSD), que obriga o governo a fazer anualmente perícia técnica em todas as pontes e viadutos integrantes do sistema viário do DF. Agora, a população de Brasília terá uma nova lei à sua disposição.

Segundo o deputado Cristiano, é assustador ver o estado de deterioração e abandono de obras como a Ponte do Bragueto e o viaduto da entrequadra 105/106 do Eixo W Norte, entre dezenas de outras estruturas. “É preciso que o governo tenha mais cuidado e apreço pelas vidas de milhares de pessoas que transitam diariamente por esses locais, praticamente todos abandonados”, argumenta Cristiano.

São dezenas de obras dessa natureza espalhadas por todo o DF. Foi pensando em proteger os cidadãos de Brasília que o parlamentar apresentou a iniciativa.

Com a aprovação, o GDF será obrigado a emitir, anualmente, laudos completos sobre as condições dessas edificações do nosso sistema viário. Muitos viadutos e pontes foram construídos na década de 50 e não temos notícia de que passaram ao longo desses anos por qualquer tipo de inspeção preventiva.

Cristiano chama a atenção para um fato que ocorreu recentemente. No dia 4 de fevereiro deste ano, caiu parte da mureta de proteção do viaduto que fica no final da EPNB, na saída do Núcleo Bandeirante, o que gerou grande repercussão. Cerca de 10 metros do guard rail, como é chamada a proteção, despencou na via EPIA.

“Não podemos mais conviver com situações como essa e com o risco iminente de ocorrer outros rompimentos e abalos nas estruturas das nossas obras viárias, que colocam diariamente em risco a vida de milhares de cidadãos das nossas cidades”, conclui o deputado.